O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas alertou hoje (9) para a alta ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 no estado. Por conta disso, ele anunciou que novos leitos estão sendo reabertos em algumas regiões.
O representante da pasta estadual reforçou a atenção para as cidades do sul e sudoeste da Bahia, que estão com os maiores índices de lotação.
"Itabuna e Ilhéus, na região sul, junto com Jequié, Valença e uma série de cidades ali. Essa região perfaz hoje 115 leitos de UTI, dos quais 95% estão ocupados. Temos 20 leitos na região. Nós temos uma taxa de ocupação de 83%. É a segunda região com maior taxa de ocupação. Perde apenas para o sudoeste, que é a região de Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, que está com 90%", informou.
Ainda segundo ele, quando a taxa chega a 80% é feito um esforço adicional para retirar os pacientes da UTI e agilizar as altas. E reforça a importância de evitar que as internações na categoria. "40% das pessoas que vão para a UTI acabam morrendo", afirmou.
Serão abertos 20 novos leitos de suporte ventilatório em Ilhéus, que, de acordo com Vilas-Boas "vão ajudar a região a respirar com mais tranquilidade".