Segunda, 25 de Novembro de 2024
Bahia Bahia

'A Bahia está com a situação sob controle', diz Rui Costa sobre pandemia

O governador da Bahia explica que isso acontece por conta de um 'esforço coletivo' e investimentos feitos na saúde pública do estado; confira lista com novas promessas na área para 2021

02/02/2021 16h36
Por: Redação
'A Bahia está com a situação sob controle', diz Rui Costa sobre pandemia

Em uma live de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, com o novo presidente da Casa, o deputado estadual Adolfo Menezes, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) afirmou hoje (2) que o estado é a referência nacional para o Brasil no combate ao coronavírus. "Somos o quarto estado mais populoso do país, mas temos a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil", disse. Segundo ele, isso aconteceu por conta de um "esforço coletivo", do poder público, profissionais da saúde e da população baiana.

"A Bahia está com a situação sob controle", afirmou o gestor. Ele informou que "iniciamos lentamente a queda da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19". Este índice está em 68%, de acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgados ontem (1º).

Segundo Rui, a Bahia conseguiu lidar melhor com a pandemia graças, também, aos investimentos em saúde pública. "A Bahia é o estado no Brasil que mais investe em saúde pública", afirmou. Ele promete a inauguração de oito policlínicas durante o primeiro semestre de 2021 nos municípios de Ribeira do Pombal, Serrinha, São Francisco do Conde, Itaberaba, Brumado, Eunápolis e nos bairros de Escada e Narandiba em Salvador. E mais uma no segundo semestre, na cidade de Santa Maria da Vitória.

Ainda durante o primeiro semestre deste ano, o governador assegurou que será finalizada a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para a operação e manutenção da obra do Hospital Metropolitano de Salvador, com o intuito de "garantir a mesma excelência do atendimento do Hospital do Subúrbio". Além disso, confirma que o prédio que pertencia à Petrobras Distribuidora, no Stiep, já foi desapropriado e pago pelo governo. A expectativa é que seja construído ali o segundo maior hospital especializado em ortopedia do Brasil.

No mesmo período, haverá também a inauguração dos:

- Hospital Batista Caribé no Subúrbio;

- Maternidade Geral de Ilhéus;

- Maternidade Frei Justo Ventura, na Chapada Diamantina;

- Hospital do Câncer, em Caitité;

- Maternidade de Camaçari;

- Unidade de Ortopedia Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista;

- UTIs infantil e adulta no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal;

- UTIs no Hospital Municipal Carmela Dutra, no Bom Jesus da Lapa.

- Hospital Municipal, em Luís Eduardo Magalhães.

Assim como a ampliação do Hospital do Oeste, com serviços completos de cardiologia e tratamento do câncer. O dirigente informou que também será feito processo de licitação da ampliação do Hospital da Mulher, em Salvador.

Rui Costa concluiu com a promessa de entrega de 25 novas policlínicas até o final deste ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.