O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que qualquer pessoa que estiver no estado poderá tomar a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzido pelo Instituto Butantan. Nesta segunda-feira (7), o governo paulista anunciou o plano de vacinação a ser implementado quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o imunizante. A vacinação deve começar em 25 de janeiro, com prioridade para profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos.
De acordo com informação de O Globo, João Doria destacou que não será necessário comprovar residência em São Paulo para se vacinar.
“Todo e qualquer brasileiro que estiver em São Paulo e pedir a vacina receberá gratuitamente. Não precisará comprovar residência em São Paulo. Nós fazemos parte do Brasil. E aqui vacinaremos todos que precisarem ser vacinados”, declarou.
Por outro lado, o governador afirmou ainda que pelo menos oito estados já demonstraram interesse na CoronaVac, mas Doria não mencionou quais. Quanto às prefeituras, pelo menos o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca já se manifestaram para adotar a vacina em suas cidades.
Segundo O Globo, a previsão do governo de São Paulo é disponibilizar 4 milhões de doses iniciais a outros estados que tiverem interesse na CoronaVac.