O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) confirmou que o estado, apesar do apagão registrado desde a última terça-feira (3), o primeiro turno das eleições municipais ocorrerá normalmente no próximo dia 15. "A Justiça Eleitoral do Amapá está cumprindo rigorosamente o Calendário Eleitoral e está preparada para a realização das Eleições de 2020 em todo o Estado do Amapá", diz a nota, salientando que o governo estadual "garantiu que haverá energia em todos os locais de votação".
Embora a situação esteja crítica, o TRE-AP informou que as urnas eletrônicas têm bateria com "autonomia suficiente para garantir o direito de voto do primeiro ao último eleitor de cada seção eleitoral", caso haja novos problemas com o fornecimento de energia.
A falta de eletricidade começou gradualmente na terça, quando um incêndio atingiu uma subestação de energia na região da capital. O desligamento de energia foi necessário por conta dos problemas nos transformadores. Quatorze municípios estão com abastecimento comprometido.
Para tentar contornar o problema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que enviará 1,2 mil baterias novas de urnas eletrônicas para o TRE do Amapá, de modo a assegurar a realização do primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 15 de novembro.