O câncer de mama detectado em fase inicial permite maior chance de cura e tratamentos menos agressivos. Por isso, o Outubro Rosa, mês onde várias ações são realizadas para chamar atenção para o diagnóstico precoce, é tão importante.
A médica mastologista Marisa Queiroz informa que o Outubro Rosa surgiu como uma campanha de incentivo a detecção precoce do câncer de mama. É um movimento mundial de cuidado com as mulheres e que vem ganhando mais evidência a cada ano. Inicialmente, abordava apenas o diagnóstico de câncer. Hoje, aborda redução de risco e prevenção do câncer através do incentivo a hábitos de vida saudável.
Além dos hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada e prática regular de atividade física, para prevenção da doença, a médica afirma que as consultas de rotina devem ser feitas periodicamente, pois elas identificam o câncer precocemente, até mesmo antes de qualquer sintoma. Segundo ela, as mulheres sem história familiar de câncer de mama e que tenham exames de imagem sem alteração, devem fazer as consultas anualmente após os 19 anos de idade.
Marisa Queiroz também fala sobre a realização do autoexame das mamas. Ela destaca que esse exame permite a detecção de lesões mamárias, como nódulos, auxilia no diagnóstico de câncer de mama e também possibilita maior compreensão do próprio corpo. Para a população geral com risco habitual para câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda autoexame das mamas mensal.
Outros métodos de rastreamento do câncer de mama são a mamografia anual para mulheres acima de 40 anos e ultrassom das mamas, além de visitas anuais ao mastologista, também para a população geral com risco habitual para câncer de mama.