A procuradora do município de Olindina, Bianca Bittencourt, assumiu como prefeita interina no último sábado (19). A cidade ficou sem prefeito por 15 dias, desde que o afastamento de Vanderlei Caldas foi publicado no Diário Oficial, em 4 de setembro. Ele está internado com coronavírus.
Bianca foi nomeada em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, depois que o vice-prefeito do município, Carlos Ubaldino Filho; o presidente da casa, o vereador Albérico Ferreira dos Reis; e o vice-presidente, o vereador José Dantas, apresentaram uma declaração de impedimento por serem pré-candidatos à casa nas eleições deste ano. A lei eleitoral estabelece que aqueles que ocuparam cargos na administração ou representação pública seis meses antes do pleito não podem ser candidatos.
Para tornar viável a posse de Bianca, foi necessária uma alteração da Lei Orgânica do Município, que, antes da mudança, determinava que a linha sucessória da prefeitura só chegava até o vice-presidente da Câmara. Os vereadores aprovaram a mudança por unanimidade na última sexta (18).
A gestora deve continuar no comando do município até o retorno do prefeito, que já saiu da UTI, mas permanece internado no Hospital São Rafael, em Salvador, onde se recupera do coronavírus.