Terça, 26 de Novembro de 2024
Bahia Bahia

Procuradora de Olindina assume prefeitura após 15 dias com cargo vago

Impasse começou depois que o prefeito, Vanderlei Caldas, foi internado com coronavírus e ninguém da linha sucessória quis assumir o cargo

21/09/2020 11h25
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A procuradora do município de Olindina, Bianca Bittencourt, assumiu como prefeita interina no último sábado (19). A cidade ficou sem prefeito por 15 dias, desde que o afastamento de Vanderlei Caldas foi publicado no Diário Oficial, em 4 de setembro. Ele está internado com coronavírus.

Bianca foi nomeada em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, depois que o vice-prefeito do município, Carlos Ubaldino Filho; o presidente da casa, o vereador Albérico Ferreira dos Reis; e o vice-presidente, o vereador José Dantas, apresentaram uma declaração de impedimento por serem pré-candidatos à casa nas eleições deste ano. A lei eleitoral estabelece que aqueles que ocuparam cargos na administração ou representação pública seis meses antes do pleito não podem ser candidatos.

Para tornar viável a posse de Bianca, foi necessária uma alteração da Lei Orgânica do Município, que, antes da mudança, determinava que a linha sucessória da prefeitura só chegava até o vice-presidente da Câmara. Os vereadores aprovaram a mudança por unanimidade na última sexta (18).

A gestora deve continuar no comando do município até o retorno do prefeito, que já saiu da UTI, mas permanece internado no Hospital São Rafael, em Salvador, onde se recupera do coronavírus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.