O prazo para as convenções partidárias foi finalizado nesta quarta-feira (16). Em Salvador, nove chapas vão disputar a sucessão do prefeito ACM Neto (DEM). Todos os postulantes ainda vão precisar inscrever as chapas, que serão homologadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – caso não haja entraves. Pelo lado da situação, o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), concorre ao cargo, tendo candidata a vice a ex-secretária municipal Ana Paula Matos (PDT), num um arco de aliança composto por 10 partidos.
Já a base do governador Rui Costa (PT) terá, no total, quatro candidaturas. Pelo partido do governante e como escolha do próprio gestor sairá a ex-comandante da ronda Maria da Penha Major Denice, tendo como vice outra candidatura feminina, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB). Deputado federal mais votado em 2018, Sargento Isidório (Avante) tenta a prefeitura da capital pela segunda vez, tendo como vice Eleusa Coronel (PSD), mulher do senador Angelo Coronel (PSD). Isidório também já tentou a prefeitura de Candeias, em 2012.
O PCdoB tem na cabeça de chapa a deputada estadual e ex-secretária de Educação da Bahia Olívia Santana. O candidato a vice é do PP, do vice-governador João Leão. Joca Soares preside a legenda no município. O deputado federal Bacelar (Podemos) – que chegou a conversar com Major Denice – também está no páreo. Seu vice é Magno Lavigne, da Rede Sustentabilidade.
Outros quatro postulantes são os chamados azarões. Correm por fora, mas em eleição sempre se deve esperar surpresa. O Psol, por exemplo, terá o deputado estadual Hilton Coelho na cabeça de chapa. Parlamentar independente na Assembleia, ele foi uma das surpresas na eleição municipal de 2008. Já o Pros terá na cabeça de chapa Celsinho Cotrim, acompanhado do lutador Acelino Popó de Freitas, ex-deputado e ex-secretário de Esportes de Salvador.
Atualmente com mandato na Câmara de Vereadores, Cezar Leite vai tentar atravessar a Praça Municipal concorrendo pelo PRTB, partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Tenente Danilo Maciel, do mesmo partido, completa a chapa. Anunciado nesta quarta-feira, o PCO vai concorrer com Rodrigo Pereira da Silva, com Marcelo Oliveira compondo a chapa.