O atacante Neymar corre risco de ser suspenso por até sete jogos após agredir o zagueiro Álvaro González na derrota do PSG para o Olympique de Marselha por 1 a 0, neste domingo (13), no Parque dos Príncipes, pela terceira rodada do Campeonato Francês. O jogador deu um tapa na cabeça do adversário após acusá-lo de racismo. Por sua vez, o espanhol pode ser punido em até 10 partidas caso seja julgado e comprovada as ofensas raciais ao brasileiro. O comitê disciplinar se reúne nesta quarta-feira (16).
De acordo com a rádio "RMC", que analisou o regulamento da Ligue 1, o ato de Neymar poderia ser enquadrado em diferentes artigos, sendo o mais pesado, o "ato de brutalidade ou golpe cometido fora do ato de jogo", cuja pena máxima seria de sete jogos. Se for entendido que foi uma "tentativa de golpe", o camisa 10 pode ficar fora de até seis compromissos do PSG, enquanto o "comportamento de ameaça ou intimidação" o tiraria de até quatro duelos.
Já Álvaro González, que foi acusado de racismo por Neymar, seria enquadrado no artigo de "palavras, gestos ou atitudes dirigidas a uma pessoa em particular devido à ideologia, raça, etnia, religião, nacionalidade, aparência, orientação sexual, gênero ou deficiência". A pena máxima é de 10 jogos de suspensão.
Devido ao cartão vermelho recebido aos 53 minutos do segundo tempo por causa do tumulto, Neymar vai cumprir suspensão automática e com isso está fora do compromisso do PSG diante do Metz. A partida será na quarta (16), às 16h no horário de Brasília, novamente no Parque dos Príncipes, pelo jogo adiado da primeira rodada.