Durante final de semana com feriado prolongado de 7 de setembro, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contabilizou 15 afogamentos e dois óbitos nas praias da capital baiana. Entre sexta-feira (4) e a segunda-feira (7), foram registradas ocorrências em Piatã, Jaguaribe, Itapuã e Stella Maris. Segundo a Salvamar, as duas vítimas que morreram foram do sexo masculino.
As praias da cidade seguem interditadas devido ao decreto municipal 32.272, uma das medidas restritivas da prefeitura para conter a disseminação do coronavírus na cidade. No entanto, muita gente foi flagrada descumprindo as regras e tomando banho de sol nas areias das praias
Segundo a prefeitura, no feriadão, cerca de 60 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) orientaram centenas de pessoas sobre as regras vigentes, retirando aquelas que ocupavam a areia em ação que percorreu 50 quilômetros de litoral. Duas pessoas foram encaminhadas à delegacia.
Desde o início da operação “Tira o pé da areia”, em março, a GCM já encaminhou 15 pessoas para a delegacia, por desobediência ou desacato.