A Unidade de Coleta da Hemoba de Feira de Santana, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro 35 BI, está há duas semanas com estoque crítico para todos os tipos de sangue.
A baixa considerável das bolsas tem relação com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.
De acordo com a assistente social da Unidade de Coleta de Feira de Santana, Márcia Almeida, a baixa do estoque tem dificultado o fornecimento de sangue ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e ao Hospital Estadual da Criança (HEC), além outras unidades parceiras.
Para melhorar o quadro, doadores estão sendo convocados. O posto de coleta recebe candidatos à doação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Recomendações
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos.
Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.