Entre os municípios baianos com mais de cem mil habitantes e renda per capita até 28 mil, Feira de Santana apresentou o melhor desempenho deste ano no Índice de Governança Municipal-Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) e o segundo mais bem posicionado no estado nesta avaliação, com índice 7,22 – Tapiramutá obteve índice 7,61.
As notas, que variam de zero a dez, atribuídas para Feira nestes três índices foram 7,77 para finanças, 7,84 para gestão e 6,06 para desempenho, resultados que o colocaram na 16ª colocação entre os 161 municípios que tem o perfil de Feira de Santana.
O Índice de Governança Municipal-Conselho Federal de Administração avalia três fatores: Desempenho, que são os resultados das políticas públicas, a Gestão, que são as práticas de administração adotadas pelo município e finanças – análise da disponibilidade de recursos e gestão fiscal.
Os municípios foram divididos em oito grupos – Feira ficou no 7, e o levantamento teve como variáveis de comparação, entre eles, o número de habitantes e o PIB per capita – que é a soma de tudo que é produzido no município e dividido pelo número de habitantes.
Índice CFA de Governança Municipal de Gestão Pública, criado há quatro anos, visa mensurar a qualidade da gestão pública dos municípios de todo o país. É destinado aos gestores públicos e a todos os cidadãos.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).