Revendedores de combustíveis relatam restrições por parte da BR Distribuidora em relação ao abastecimento de diesel S10 e S500 nos postos da Bahia, segundo informações do Sindicombustíveis. A entidade afirma que, com a restrição de venda, os produtos podem faltar no mercado baiano para abastecer carros ou caminhões com motores diesel, a partir de hoje (12).
“Alguns revendedores estão recebendo da distribuidora cerca de 50% a menos de diesel S10 e S500 e a preocupação da categoria é não ter esses produtos nos postos”, diz Walter Tannus, presidente do Sindicombustíveis Bahia. Ele explicou que a restrição da venda do diesel S10 e S500 é devido à escassez do biodiesel, especificamente do óleo de soja, que tem grande demanda da China.
O diesel S10 e S500 é um combustível feito a partir do óleo diesel derivado do petróleo e do biodiesel das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). O percentual da mistura do biodiesel ao óleo diesel, determinado pela legislação em vigor, é de 12% para venda ao consumidor final.