Quase 30 mil comprimidos de Ivermectina com nota fiscal irregular foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de ontem (30). Segundo a PRF, o caso aconteceu durante abordagem em frente ao posto policial, no Km 230 da BR 242, em Itaberaba, na Chapada Diamantina.
Os policiais deram ordem de parada a um Fiat Doblò, com dois ocupantes. Durante a abordagem, notaram que o motorista e o passageiro ficaram nervosos. Assim, decidiram fazer buscas no interior do veículo e encontraram 7.320 caixas de Ivermectina.
Os agentes solicitaram a documentação legal para o transporte, mas o condutor entregou uma nota fiscal que continha dados divergentes do material transportado. No documento apresentado, o local de destino dos medicamentos seria a cidade de Natal (RN), porém, o veículo seguia uma rota contrária.
Outro fato observado foi que o número de lote e data de fabricação dos produtos apreendidos não condiziam com o discriminado na nota fiscal.
Aos policiais, os homens relataram que embarcaram a mercadoria na cidade de Barreiras (BA), a pedido de um caminhoneiro, e durante o percurso da viagem estavam realizando a venda fracionada do medicamento para farmácias da região.
A ivermectina é um medicamento prescrito para combater verminoses, mas tem sido procurada por um suposto efeito preventivo contra a covid-19, o que levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a incluir a susbtância na lista de medicamentos controlados.
Diante dos fatos, os homens assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência e vão responder por suas condutas perante o Juizado Especial Criminal (JECRIM). Todo o material apreendido será entregue a Vigilância Sanitária.