Sexta, 22 de Novembro de 2024
Saúde Bahia

A cada dia, oito pacientes são afetados por superbactérias na Bahia

Os dados são da Sesab

26/05/2019 09h46
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As superbactérias estão virando uma dor de cabeça no ambiente hospitalar na Bahia. No ano de 2018 oito pessoas por dia, em média, foram afetadas por algum tipo de superbactéria no estado, de acordo com o portal Correio. Em comparativo com o ano de 2013, o número de casos de contaminação cresceu três vezes mais. Os dados são da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). 

A pasta, que é responsável pelo monitoramento dos casos de contaminação, obriga desde 2010 a notificação dos hospitais a cada caso de paciente atingido pelos micro-organismos específicos. Na Bahia, o comportamento de 13 tipos destas superbactérias estão sendo acompanhados. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme dados de 2016, 700 mil pessoas estavam morrendo vítimas das superbactérias a cada ano. O órgão, inclusive, faz um alerta. Se medidas eficazes para deter o aumento desses micro-organismos não forem implementadas, é previsto que em 2050 10 milhões de pessoas em todo planeta vão morrer por conta da contaminação destes seres-vivos resistentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.