A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) enviou à Justiça um parecer, na noite de ontem (3), em que recomenda a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada a pacientes com coronavírus. Conclusão vem após o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, solicitar uma liminar para proibir encaminhamento de pessoas com Covid-19 para a unidade, que foi atendida na tarde desta sexta-feira.
Salles alegou que haveria incompatibilidade técnica para funcionamento da Maternidade Climério de Oliveira, situada no hospital, ao estruturar vinte leitos de UTI para coronavírus em outros andares.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, acusou o posicionamento de João Carlos Salles de ser "equivocado" e atuar contra a necessidade do SUS. “A posição do Reitor da Ufba é equivocada e contrária à necessidade da população e do SUS. A recomendação da Vigilância Epidemiológica Estadual e do
Centro de Operações de Emergência em Saúde é que a Maternidade Climério de Oliveira seja unidade de referência para Covid-19. Portanto, não há qualquer impedimento para implantar UTI lá”, afirmou ele.
Em nota, a Sesab disse que a prática de conciliar maternidade com tratamento contra o coronavírus já é feito no estado e que será adotada uma série de procedimentos de controle de infecção compatível com o cenário atual.