A Câmara dos Deputados terminou de votar, no início da noite desta quarta-feira (24), o projeto de lei do governo que afrouxa as regras de trânsito.
A proposta aumenta o número de pontos que os motoristas podem ter em suas carteiras de habilitação. Também estende a validade dos exames médicos para a obtenção da carteira de motorista.
Na votação dos destaques –trechos analisados separadamente–, os deputados aumentaram a validade dos exames médicos também de motoristas profissionais em relação ao que estipulava a proposta avalizada na véspera.
A matéria aprovada ainda flexibiliza a obrigação de ligar a luz baixa durante o dia, e determina que seja regulamentada a ultrapassagem por motos entre as faixas da pista quando o trânsito estiver parado ou lento.
A votação de 1 projeto sobre trânsito em meio à pandemia do coronavírus foi pedido do governo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, expressou por diversas vezes vontade de afrouxar as leis de trânsito.
O relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), suavizou a proposta do governo. O texto-base foi aprovado por 353 votos a 125.
A oposição não queria votar a matéria. Na 3ª feira, quando a proposta começou a ser analisada, PSB e PT apresentaram requerimentos para retirar de pauta, mas foram derrotados.