A Câmara Municipal de Jequié aprovou o afastamento do prefeito, Luiz Sérgio Suzarte Almeida, conhecido como Sérgio da Gameleira, por 90 dias ou enquanto durar o processo de investigação.
Sérgio será substituído pelo vice-prefeito, Hassan Iossef. O prefeito foi denunciado depois de não repassar ao INSS os valores que foram descontados nos contracheques dos servidores municipais, além de suposta fraude em dispensa de licitação e atraso no pagamento de funcionários públicos.
De acordo com o Ministério Público Estadual, órgão que moveu ação contra o prefeito, enquanto deve ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (Iprej), prejudicando “centenas de servidores”, o prefeito gastou mais de R$ 6 milhões em contrato com empresa de publicidade entre 2017 e abril deste ano.
“Luiz Sérgio Suzarte Almeida vem infringindo princípios basilares da administração pública e causando grave prejuízo ao erário, na medida em que, de forma dolosa e reiterada, priorizando outras despesas não essenciais, está deixando de realizar os repasses das contribuições previdenciárias do Município de Jequié e do Fundo Municipal de Saúde ao Iprej, impossibilitando o pagamento dos benefícios previdenciários aos segurados e seus dependentes e incidindo, por via de consequência, na prática de atos de improbidade administrativa”, afirmou o promotor de Justiça, Rafael de Castro Matias.