O ministro da Educação, Abraham Weintraub, será notificado por desobedecer ao decreto que determina o uso obrigatório de máscaras em vias públicas do Distrito Federal. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, ele pode ser multado em R$ 2 mil.
O Código Penal também prevê detenção de um mês a um ano, e multa, para quem infringir determinação do poder público “destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:.
No domingo (14), Weintraub quebrou abertamente as regras ao comparecer a um protesto em Brasília organizado por apoiadores de Jair Bolsonaro.
Além de andar sem máscara, ele gerou aglomerações e conversou com as pessoas de forma próxima, contrariando orientações consensuais de distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.
Em maio, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, baixou um decreto determinando que moradores do Distrito Federal que não usarem máscaras serão multados.
O uso é obrigatório em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.