Sexta, 22 de Novembro de 2024
Saúde Bahia

Sesab entregará medicamentos para doentes crônicos em casa

A medida entrou em vigor nesta sexta-feira (29), por meio da portaria 215, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

29/05/2020 15h31
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Cerca de 5 mil portadores de doenças crônicas de Salvador e Região Metropolitana vão poder passar a receber em casa, pelos Correios, a medição que integra o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF, que é uso contínuo.

A medida entrou em vigor nesta sexta-feira (29), por meio da portaria 215, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) , hipertensão pulmonar e lúpus serão beneficiados com a medida. O objetivo é evitar a proliferação do coronavírus.

“O objetivo da medida é diminuir ao máximo possível o fluxo de pacientes crônicos em unidades de saúde de Salvador e Região Metropolitana e, assim reduzir a vulnerabilidade da exposição ao novo coronavírus”, disse Renata Mundim, diretora da Assistência Farmacêutica (Dasf).

Inicialmente, os pacientes cadastrados nas unidades farmacêuticas do Hospital Ana Nery e do FIMAE serão atendidos. Somente na farmácia do Ana Nery tem quase 3 mil pessoas. Os Correios terão um prazo de 48 horas para efetivar e entrega da medicação, que é monitorada pela Sesab desde a sua expedição. Vale lembrar que os medicamentos que necessitam de refrigeração não podem ser entregues pela empresa postal.

INTERIOR

Os pacientes crônicos cadastrados no SUS e residentes no interior da Bahia, não vão ficar desassistidos. A Bahia conta com 28 núcleos de base em cidades estratégicas, que dão apoio em unidades com farmacêuticos preparados para esse tipo de ação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.