O município do Conde, no Litoral Norte, amanheceu nesta sexta-feira (22) com a maioria das ruas alagadas. Nesta quinta-feira (21), o município decretou situação de emergência após a inundação causada pelo transbordamento do Rio Itapicuru. A prefeitura informou que cerca de 70% da área urbana segue alagada.
Devido à enchente, em torno de 55 famílias estão desabrigadas. Elas foram alojadas em quatro escolas no centro da cidade. Cada grupo foi colocado em uma sala devido às restrições adotadas devido à pandemia do novo coronavírus. O município tem um caso confirmado até o momento. Conforme Reis, todos os acessos ao município continuam prejudicados. O único possível por veículo de pequeno porte é o que passa pela BA-233, ligação do Conde com o município a Esplanada. O acesso foi liberado após o nível de água baixar na manhã desta sexta.
Reis informou ainda que a prefeitura disponibilizou tratores e barbos para ajudar na locomoção das pessoas que precisam se deslocar dentro do município. Até o momento, a gestão local não tem dados de prejuízos. “A gente tá fazendo o que alcança. O que não dá pra fazer, a gente vai ver como reparar isso depois”, disse Reis. A Defesa Civil do Estado já encaminhou equipe e seguem em apoio às ações.