O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (15). O cronograma começa a partir de segunda (18) e seguirá até 13 de junho. Ainda não há definição sobre o calendário da terceira parcela, inicialmente prevista para maio.
A portaria que definiu as datas de pagamento também alterou a forma de recebimento dos trabalhadores que se inscreveram no programa por meio do site e do aplicativo e informaram uma conta já existente para recebimento do benefício. Para esses beneficiários, em um primeiro momento, a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa. Os recursos poderão ser usados digitalmente até uma segunda data, quando os recursos restantes nessa poupança serão transferidos para a conta que o trabalhador indicou ao fazer o cadastro.
Os trabalhadores não poderão transferir os recursos da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositados em conta poupança digital da Caixa, ao contrário do que aconteceu no pagamento da primeira parcela. A portaria atual define que os recursos "estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual."
São 3 calendários:
Quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 30 de maio, também de acordo com a data de nascimento.
Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os beneficiários vão receber nas mesmas datas e da mesma forma em que recebem esse benefício, nos últimos 10 dias de maio. Já os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1.
Poupança Social
1. Calendário para depósito - 2ª parcela
2. Calendário para saques e transferências bancárias
Bolsa Família