Em uma live realizada no começo da tarde desta terça-feira (12), o governador Rui Costa falou sobre ações voltadas para o setor cultural da Bahia durante a pandemia do novo coronavírus.
"Estamos discutindo com a Procuradoria do Estado qual o formato, qual o instrumento que dê legalidade a isso, talvez associado à TV Educativa. Algum tipo de programa, algo de atividades culturais que possam ser transmitidas pela TV e com isso remunerar esses artistas”, disse ele, sobre estratégias para socorrer os profissionais que tiveram suas atividades e receitas suspensas por causa da necessidade do isolamento social.
“Estamos formatando com a Secretaria de Cultura, mas isso não consegue alcançar todas as linguagens, todas as áreas, mas nós estamos trabalhando nessa ideia, até porque, além desse período crítico, vamos demorar um tempo para que a arte, a cultura, os shows, eventos, teatros, possam voltar a funcionar. Então vai durar mais tempo”, completou Rui.
A Secretaria de Cultura da Bahia ainda não tem um edital ou ferramenta própria para o auxílio emergencial aos artistas na pandemia, mas, junto 25 outros órgãos estaduais de cultura do Brasil propôs a criação da Lei Nacional de Emergência Cultural, lançada pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura