O lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, entrou em vigor hoje (5). É o primeiro caso de bloqueio total no país em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os governos de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará já cogitam adotar a medida, assim como os prefeitos das capitais paraense, pernambucana e do município paraibano de Santa Rita.
O lockdown na Grande São Luís foi decretado pela Justiça após um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontar que o Maranhão é o estado com maior ritmo de crescimento no número de mortos por Covid-19 no país. Até a noite de ontem (4), o Maranhão havia registrado 4.530 pessoas infectadas e 271 mortes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Entre as medidas adotadas, estão a suspensão de atividades não essenciais; proibição da entrada e saída de veículos por dez dias, com exceção para caminhões; suspensão da circulação de veículos particulares; e limitação da circulação de pessoas em espaços públicos.
Quem não cumprir as regras estará sujeito a advertência ou multa. Estabelecimentos podem sofrer interdição parcial ou total, no caso de empresas.