Quarta, 27 de Novembro de 2024
Bahia Bahia

‘Sentimento é de frustração’, afirma Rui sobre reunião com ministro da Saúde

Governador afirmou que encontro por videoconferência não deliberou ações efetivas quanto a equipamentos

30/04/2020 11h03
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Rui Costa (PT) afirmou que o encontro realizado com a equipe do Ministério da Saúde, por meio de videoconferência realizada nesta quarta-feira (2), não deliberou qualquer ação efetiva quando à compra de suprimentos que vão equipar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos estados para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“O sentimento é de frustração. Não foi sinalizado nada de concreto. Espero que consigamos reverter essa situação e o ministério consiga ajudar os estados, tanto para agilizar a chegada dos respiradores que nós compramos e a Bahia não recebeu, quanto para comprar outros”, comentou o gestor, durante live em seu perfil no Instagram, na noite de hoje.

Rui disse ainda que enviará uma lista com os nomes das empresas onde foram adquiridos os respiradores, após pedido do ministro Nelson Teich – que solicitou que os estados encaminhassem a relação à pasta. Rui reforçou que os suprimentos serão utilizados para equipar as unidades de saúde já existentes e os hospitais de campanha. “Nós pedimos ajuda do governo para que possamos salvar milhares de vidas humanas”.

Máscara obrigatória

O gestor baiano lamentou que a Bahia tenha alcançado, hoje, a marca de 101 mortes em decorrência da Covid-19 e acrescentou que, na Bahia, ainda há 97 municípios com casos ativos, ou seja, com potencial de transmissão. Outras 35 cidades, segundo Rui, já não registram casos há mais de 14 dias, o que viabiliza a flexibilização das medidas de isolamento.

“Esse é um esforço que estamos trabalhando com cada município. Para isso, é fundamental o uso da máscara. A Alba [Assembleia Legislativa] aprovou e eu assino, agora, a obrigatoriedade do uso de máscaras em toda a Bahia”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.