Quarta, 27 de Novembro de 2024
Bahia ba

Quase 58% dos baianos usam apenas o celular para acessar a Internet, diz IBGE

Dados ainda apontam que, além do celular, a televisão tem sido cada vez mais usada para acessar a Internet, tanto na Bahia quanto no Brasil

29/04/2020 12h39
Por: Redação
Foto: Reprodução
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Em 2018, na Bahia, 6 em cada 10 pessoas de 10 anos ou mais de idade (57,7%) que utilizaram a Internet fizeram isso exclusivamente por meio do telefone móvel, segundo dados divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um total de 4,8 milhões de baianos.

O índice de acesso exclusivo pelo celular no estado era o sexto maior do país e estava acima da média nacional. Em 2018, 4 em cada 10 pessoas que utilizaram a Internet no país (43,2% ou 58,7 milhões, em números absolutos) fizeram isso apenas pelo celular.

Segundo o IBGE, o acesso à internet exclusivamente pelo celular foi também o que mais cresceu na Bahia entre 2017 e 2018, de 51,4% para 57,7% dos usuários da rede. Isso representou 836 mil pessoas que passaram a navegar na Internet exclusivamente pelo celular em um ano, segundo maior aumento absoluto entre os estados, atrás apenas do verificado em São Paulo.

Quando combinado a outros equipamentos, o celular se consolida como o mais usado para acessar a Internet na Bahia: 98,3% das pessoas de 10 anos ou mais de idade que utilizaram a rede no estado, em 2018, fizeram isso pelo celular em algum momento, o que representou 8,2 milhões de pessoas. Esse percentual cresceu em relação a 2017, quando era de 96,8%, representando 7,5 milhões de pessoas.

Além do celular, a televisão tem sido cada vez mais usada para acessar a Internet, tanto no Brasil quanto na Bahia.

Em 2018, 17,0% das pessoas de 10 anos ou mais de idade que utilizaram a rede o fizeram pela TV, no estado, o que representou 1,4 milhão de pessoas. Em 2017, eram 981 mil baianos usando a Internet na TV (12,7% do total de internautas).

No Brasil, o acesso pela TV foi o que mais cresceu, passando de 16,3% dos usuários em 2017 (20,6 milhões de pessoas) para 23,2% em 2018 (31,5 milhões).

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