O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentou nesta segunda-feira (20) um gráfico apontando a Bahia como o estado do Nordeste com menor índice de taxa de letalidade pelo novo coronavírus (Covid-19), com 3,7 por 1 milhão de habitantes. A doença é mais letal na Paraíba (12,3).
Na sequência aparecem Alagoas (9,3), Pernambuco (8,8), Piauí (6,9), Sergipe (6,0), Ceará (5,7), Rio Grande do Norte (4,7) e Maranhão (4,0).
Boa parte dos estados nordestinos estão no topo do ranking nacional. A média do Brasil é 6,7. A Bahia aparece na 16ª posição.
A região também se destaca quando o assunto é mortalidade, sendo um dos sete estados brasileiros com menor índice de mortos, com 3,0, ficando atrás apenas de Goiás (2,6), Roraima (2,3), Sergipe (2,2), Rio Grande do Sul (2,1), Minas Gerais (1,8) e Mato Grosso do Sul (1,8).
Em publicação no Twitter, Vilas-Boas comemorou o desempenho destacando a liderança do governador Rui Costa (PT) e a adesão de baianos ao isolamento social.
“A Bahia segue no esforço de contenção da #COVID19 . O esforço da nossa sociedade está sendo bem sucedido, mas precisamos reduzir mais ainda”, escreveu.