Funcionários e pacientes do Hospital Santo Antônio, que faz parte das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), foram diagnosticados com coronavírus. Segundo o assessor corporativo das Osid, Sergio Lopes, 28 pessoas que trabalham na unidade estão com a doença, enquanto 34 testaram negativo e 63 ainda aguardam o resultado dos exames. No total, 125 colaboradores foram testados.
Com relação aos pacientes, 100 pessoas passaram por testes, o que resultou em 27 confirmações para a COVID-19. Duas mortes foram registradas, 40 pacientes tiveram a suspeita descartada e 33 ainda aguardam resultado.
Sérgio Lopes contou que os funcionários são testados assim que apresentam os primeiros sintomas de gripe. Até a manhã da última quarta-feira, 225 testes haviam sido realizados na unidade hospitalar, número que engloba profissionais da área de saúde que trabalham no local e também pacientes.
“A gente criou um ambulatório específico para dar suporte aos funcionários, de maneira que qualquer um deles, com sintomas gripais, vai a esse serviço, que é composto pela medicina de trabalho e serviço de otorrinolaringologia das obras, e é avaliado", explicou.
"Confirmada a existência de sintomas, é testado de imediato e liberado para casa. Se por ventura confirmar a Covid, ele permanecerá em casa, de quarentena, seguindo orientações que têm sido passadas pelas autoridades, ou seja, só vai procurar a rede hospitalar em caso de agravamento do quadro. Caso não confirme e esteja assintomático, retorna ao trabalho”, disse o assessor corporativo", acrescentou.