Quarta, 27 de Novembro de 2024
Bahia Bahia

Manchas de óleo: estudo aponta que amostras de frutos do mar seguem contaminadas

Foram analisadas 34 amostras de ostras, peixes e crustáceos nas cidades de Jandaíra, Conde, Entre Rios, Camaçari, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Valença e Taperoá

01/04/2020 15h31
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um estudo desenvolvido pelo Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo (Lepetro), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), aponta que algumas amostras de frutos do mar, como ostras, siris e caranguejos, de cidades baianas, seguem contaminas pelas manchas de óleo que atingiram o litoral do Nordeste em 2019. 

Foram analisadas 34 amostras de ostras, peixes e crustáceos, coletadas entre os dias entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro, nas cidades de Jandaíra, Conde, Entre Rios, Camaçari, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Jaguaripe, Valença e Taperoá.

“Considerando todas as espécies, 80% das análises estão abaixo dos níveis de preocupação estabelecidos pela Anvisa. Mas há sete amostras de ostras, siris e caranguejos, coletadas em Entre Rios (Rio Sauípe), Camaçari (Rio Jacuípe), Valença (Guaibim) e Jaguaripe com níveis de contaminação acima do ideal”, explicou o gerente de projetos da Bahia Pesca, José Sanches Júnior.

De acordo com o estudo, peixes e camarões não estão contaminados com HPA em níveis acima dos adotados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, são considerados seguros para consumo.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.