A Bahia já possuí quatro médicos diagnosticados com o novo coronavírus. O caso mais recente foi divulgado nesta quinta-feira (26) pela Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma médica de 34 anos de idade, com residência em Feira de Santana.
Além dela, um médico da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, foi diagnosticado com coronavírus, na quarta-feira (25). Ele é o primeiro caso do município. O médico teve contato com pelo menos 20 pacientes no último dia de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento da cidade (UPA).
Em Nova Soure, outra médica foi classificada como o 80º caso confirmado de Covid-19 no estado. A profissional de saúde atendeu por três dias na cidade.
No dia 23 de março, a Procuradoria-Geral do Estado da Bahia informou que acionou criminalmente no Ministério Público um médico que realizou consultas particulares em ao menos cinco municípios baianos após retornar de uma viagem aos Estados Unidos. Obstetra, Eduardo Santana Ribeiro é suspeito de ter contaminado pacientes atendidos nas cidades de Acajutiba, Cardeal da Silva, Catu, Entre Rios e Esplanada. O médico negou que tivesse conhecimento da infecção pelo Covid-19.
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas Boas chamou atenção para o caso e pediu que os profissionais tivessem cuidado. “Precisamos reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências. Não podemos descuidar com nossos soldados no front”.