A inauguração do Hospital Clériston Andrade 2, em Feira de Santana, será antecipada em um mês por conta da pandemia mundial do Coronavírus. A nova data prevista para inauguração do equipamento é 30 de maio. Anteriormente, a abertura do equipamento estava prevista para o mês de julho.
De acordo com o deputado federal Zé Neto (PT), houve uma avaliação do andamento da obra e foi definido, juntamente com a empresa responsável, que existe a possibilidade da antecipação da entrega do equipamento. "O secretário avaliou e ficou decidido adiantar as obras, inclusive com maior número de pessoas trabalhando para que essa entrega seja feita o mais rápido possível", disse o deputado em entrevista ao Baiano News.
O novo hospital contará com um Centro de Hemorragia Digestiva, 12 salas de centro cirúrgico e 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que poderão ser utilizados para casos mais grades de infecções pelo Coronavírus.
Primeira cidade da Bahia a registrar casos
Feira de Santana foi a primeira cidade do estado a registrar casos confirmados do Covid-19. Atualmente, em toda Bahia, são 30 casos confirmados, sendo cinco no município.
Segundo o deputado, o Clériston Andrade está com o quadro de plantonistas ampliado e aguardando a chegada de novos respiradores para qualificar o atendimento de pacientes com o vírus.
Surto também antecipou inauguração do Clériston 1
Em 1984, o Hospital Clériston Andrade foi inaugurado pelo então governador João Durval Carneiro. Na época, a emergência e a pediatria foram abertas em caráter de urgência, por conta de um surto de gastroenterite em Feira de Santana. Em seguida, com novos recursos, foram abertas as demais unidades: Ambulatório, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Materno Infantil.