O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, disse que o governo da Bahia manifestou apoio para sediar a Semana Climática América Latina e Caribe em Salvador, mas, segundo ele, o estatuto da Organização das Nações Unidas (ONU) impede.
"Sem o endosso do governo federal, as Nações Unidas não podem realizar eventos nos países. Em contato com os coordenadores da Climate, Luca Brusa e Maria Laura Vinuela, oferecemos o apoio do governo da Bahia, para que o evento fosse mantido, mas, infelizmente, não será possível, porque o estatuto da ONU impede que eventos sejam realizados nos países sem a chancela do governo central", disse.
Segundo João Carlos, a recusa do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) não se justifica, já que não há necessidade de desembolso de recursos, porque a ONU arca completamente com os custos do evento. "A decisão do governo federal está em completo desalinho com o governo da Bahia que, inclusive, participava da organização do evento, através da Secretaria do Meio Ambiente", ressaltou.