Domingo, 24 de Novembro de 2024
Cidades Manifestação

Professores e estudantes protestam no Campo Grande contra cortes na Educação

Cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto, segundo a organização do evento.

15/05/2019 10h45 Atualizada há 6 anos
Por: Redação
Foto: G1 Bahia
Foto: G1 Bahia

Professores e estudantes realizaram protesto nesta quarta-feira (15) contra cortes nas verbas de educação, no Campo Grande, em Salvador. 

Com palavras de ordem contra os governos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou corte de 30% no orçamento das universidades e institutos, e de Rui Costa (PT), que enfrenta uma greve dos docentes universitários na Bahia, os manifestantes seguiram em direção à Praça Castro Alves.

Cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto, segundo a organização do evento. O grupo ocupou todas as faixas da via, deixando o trânsito bastante congestionado no local.

Participam do protesto entidades de classe, como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Bahia (APLB), Sinpro (Sindicatos dos professores das escolas particulares, União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub) e Sindicato dos Trabalhadores Técnico e Administrativos da Universidade Federal (Assufba).

Em abril, o Ministério da Educação divulgou que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

De acordo com o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo — incluindo despesas obrigatórias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.