A Prefeitura de Camaçari publicou hoje (11) uma nota na qual afirma que o óleo, recolhido da praia de Itacimirim (BA) por voluntários e novamente espalhado ao mar pela maré, está petrificado, não contamina e não oferece risco aos moradores e turistas que frequentam o local.
Ontem (10) o grupo de voluntários Guardiões do Litoral recolheu cerca de oito toneladas de óleo da região. O material estava em big bags, a espera da remoção pelos órgãos responsáveis. Entretanto, o poder público não foi ao local retirar os sacos e a maré subiu, rasgando alguns deles, enterrando outros e provocando a volta do óleo ao mar.
Segundo a nota, o poder público solicita que a Defesa Civil seja acionada imediatamente, para que o óleo seja recolhido e armazenado corretamente pelas autoridades competentes. "Todo o material será recolhido e transportado por caminhão munck e encaminhado para a Cetrel, que armazena em local adequado até que órgãos ambientais competentes façam a destinação final", diz trecho.
Em caso de aparição da mancha de óleo ou alguma substância similar, a gestão pública orienta que a Defesa Civil de Camaçari seja comunicada, através do telefone 199. O contato ainda pode ser feito pelos números (71) 3622-7755 ou o celular corporativo (71) 98796-9858.