Dois detentos fugiram do Hospital de Custódia e Tratamento (HCT), localizado na Baixa do Fiscal, em Salvador, na última segunda-feira (20), de acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb).
Cristinoval Pereira Costa e Visley Rocha Alves estavam custodiados na Ala D da unidade. Na ocasião, outros três presos tentaram fugir, mas foram capturados por policiais penais que estavam de plantão, conforme o Sinspeb.
Em nota, o presidente do sindicato, Reivon Pimentel, afirmou que o Hospital de Custódia e Tratamento é uma “unidade antiga, com estrutura obsoleta e com número de policiais penais plantonistas extremamente reduzido”, aquém do recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
O Sinspeb ainda afirma que um problema que facilita as fugas é “o abandono das guaritas pelos policiais militares que argumentam falta de segurança no local".
"As guaritas estão desguarnecidas e a responsabilidade da vigilância perimetral cabe à Polícia Militar e não aos policiais penais. Além disso, a falta de monitoramento por câmeras e os muros extremamente baixos são mais fatores que facilitam as recorrentes fugas no HCT", declarou Pimentel.