Na manhã desta terça-feira (17), o governador Rui Costa inaugurou uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação, na Rua Pedro Silva Ribeiro, em Salvador, para reforçar o atendimento público de pessoas com transtornos mentais graves. A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões entre obras e equipamentos, irá funcionar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
“Esta é a sétima unidade do Caps que entregamos no estado este ano. Essas entregas fazem parte de uma estratégia de parceria com os municípios para fortalecer a atenção básica de saúde. O Centro de Atenção Psicossocial faz o acompanhamento sistemático das pessoas que têm algum distúrbio de origem mental. Em casos de crise aguda, o paciente poderá permanecer na unidade por alguns dias para observação e tratamento”, explicou o governador.
O CAPS, que é constituído por uma equipe multiprofissional, atua com uma ótica interdisciplinar e realiza, prioritariamente, atendimento a pessoas de todas as idades com transtornos graves e persistentes. O atendimento também inclui pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, sendo substitutivo ao modelo asilar. As unidades são instaladas em cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
Na oportunidade, Rui revelou ter unidades básicas de saúde (UBS) já prontas e em construção para serem entregues no próximo ano em Salvador. “Teremos entregas desse tipo de unidade na comunidade de Bate Facho, no Imbuí; em Cajazeiras; San Martin; IAP; Pirajá, entre outros lugares”.