Ministério Público do Trabalho (MPT) informou, em nota divulgada hoje (16), que vai abrir um inquérito para apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente que deixou pelo menos três operários mortos durante a queda de uma torre de tensão. O caso aconteceu na tarde de ontem (15), na BA-093, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. As informações preliminares indicam que outras três pessoas foram socorridas em estado grave.
Segundo o comunicado, o MPT irá solicitar informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), provável contratante do serviço que era executado no momento do acidente de trabalho. Ainda nesta semana, serão encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como o Departamento de Polícia Técnica, o Corpo de Bombeiros e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA).
Uma equipe da SRT-BA foi designada para acompanhar o caso e deve apresentar estudo detalhado sobre os fatores que levaram ao acidente. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.