O governo de Jair Bolsonaro tem se recusado a apresentar dados sobre o enxugamento que ocorre no programa Bolsa Família, segundo a Folha de S. Paulo. Reportagem publicada pelo jornal no início de outubro aponta que o Ministério da Cidadania começou a barrar o número de novas famílias que entram no programa, alegando falta de dinheiro.
Sob sigilo, integrantes da administração federal afirmaram que a fila de espera para o programa de transferência de renda é de aproximadamente de 700 mil famílias, mas oficialmente o governo não informa os números e onde está a maior parte do problema.
Após a publicação da reportagem, a Câmara requisitou esclarecimentos ao governo. O prazo terminou na sexta (22) sem resposta do ministério, que ainda poderá pedir mais tempo para apresentar os dados. Se não responder, o governo poderá ser acusado de crime de responsabilidade, previsto na Constituição.
O governo também se recusa a mostrar os dados por meio da Lei de Acesso à Informação, mesmo com diversas tentativas feitas pela reportagem.