A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou neste domingo (17) a Operação Proclamação da República. Iniciada na última quinta-feira (14), a PRF intensificou as fiscalizações nas rodovias federais que cortam o estado da Bahia durante os quatro dias de folga. Foram abordados cerca de 10.329 veículos e 11.090 pessoas no período da operação.
Segundo o balanço, houve queda de 15% no número de feridos. A PRF na Bahia registrou neste ano 37 acidentes. Do total, 10 acidentes foram graves, deixando duas pessoas mortas. O número de feridos totalizou em 40 pessoas.
Apesar do trabalho educativo que o órgão faz durante o ano, a PRF flagrou e autuou 3.676 motoristas em infrações diversas. Entre elas, 708 foram de ultrapassagem em local proibido, 119 foram pegos no teste do etilômetro (bafômetro), 58 das infrações foram aos motociclistas e passageiros que trafegavam pelas vias sem capacete e 06 motoristas foram flagrados trafegando manuseando o aparelho celular. Além disso, 253 motoristas foram autuados sem o cinto de segurança.
A operação visou combater as infrações de trânsito, em especial às condutas geradoras de acidentes como: as ultrapassagens proibidas, dirigir sob a influência de álcool, transitar pelo acostamento, excesso de passageiros, dentre outras. O uso do cinto de segurança, do capacete, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também foram alvos das equipes da PRF.