A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai investir mais de R$ 230 milhões nos próximos trinta anos em Lauro de Freitas.
O valor está assegurado em contrato para prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, celebrado entre a empresa e a Prefeitura Municipal.
O investimento da Embasa será direcionado para a realização de obras voltadas à ampliação do abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário, reposição de equipamentos e serviços, e campanhas educativas.
A meta da empresa para 2020 é chegar a 100% de cobertura, e solucionar definitivamente algumas falhas no sistema, especialmente nos bairros localizados em áreas mais altas. Atualmente o município conta com 97% de cobertura.
O novo contrato é considerado um avanço sob vários aspectos, entre eles a possibilidade da discussão das cláusulas contratuais, a inclusão de um plano de investimentos que deve ser executado enquanto vigorar o contrato, o instrumento de controle social que possibilita a participação da população, além da definição de regras claras para a recomposição da pavimentação asfáltica após a realização de obras por parte da empresa.