Fragmentos de manchas de óleo foram encontrados ontem (31) em três praias de Porto Seguro, no sul do estado. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o material recolhido, que totalizou cerca de 200 kg, foi acondicionado para a análise e será encaminhado ao depósito de destinação previamente definido.
A prefeitura de Porto Seguro informou, por meio de nota, que a secretaria está preparada para "minimizar os efeitos" da chegada de novas manchas de óleo. "Entre as providências já adotadas estão a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual, preparação de quadro fixo de servidores municipais e o cadastro de cerca de 500 voluntários para atuarem na limpeza de eventuais manchas que possam chegar às praias do nosso litoral", diz a administração do município.
Ainda segundo a prefeitura, a situação das praias está sendo acompanhada. "Continuamos monitorando toda a costa do nosso município, com captação de imagens aéreas e de solo diuturnamente, com uso de lanchas, e que contamos ainda com apoio da Marinha do Brasil e dos órgãos ambientais", informa.