Uma data histórica para Alagoinhas, cidade com mais de 150 mil habitantes localizada do território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano. Se em 2015 o município amargava não ter nenhum defensor público em atividade, pouco mais de quatro anos depois a população alagoinhense pode comemorar o marco de ganhar uma das Regionais da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
A inauguração da 13ª Regional, em Alagoinhas, na quinta-feira, 3, é mais uma ação do avanço e prestígio que a Defensoria tem dado para o interior do estado, no processo de expansão da entidade. Só neste semestre foram inauguradas Regionais em Jequié e Camaçari, além da Regional em Irecê, marcada para o próximo dia 10.
“Com essa divisão, a Defensoria consegue administrar melhor tanto os recursos financeiros quanto os próprios recursos materiais. Assim, você otimiza essa distribuição na ponta, para quem nós prestamos nosso serviço”, explicou o coordenador de Regionais da DPE/BA, o defensor público Walter Fonseca, presente ao evento.
Agora, a 13ª Regional de Alagoinhas também ficará responsável pelo município de Esplanada. Anteriormente, estas duas cidades faziam parte da 1ª Regional, sediada em Feira de Santana.