Somente nos últimos três meses o Brasil registrou 3,9 mil casos confirmados de sarampo em todo território nacional, conforme divulgou nesta quinta-feira (19) o Ministério da Saúde.
Em comparação com o último boletim, divulgado em 12 de setembro, houve aumento de 570 casos, uma alta de 85%. de acordo com os registros, há 17 estados na lista de transmissão ativa da doença, entre eles a Bahia.
Foram confirmados casos em São Paulo, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e no Distrito Federal.
A maioria dos casos (97,5%) foi registrada em 153 municípios localizados na região metropolitana de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, R$ 10,5 milhões foram liberados para os estados nesta semana para reforçar ações de imunização da população.
O ministério também alerta que a vacina é a principal forma de proteção contra o sarampo e informa que a tríplice viral está disponível em mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
Para interromper o ciclo de transmissão do sarampo, o ministério realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que será feita em duas etapas. A primeira fase será de 7 a 25 de outubro e terá crianças de 6 meses a menores de 5 anos como alvo.
A segunda, de 18 a 30 de novembro, será destinada à população de 20 a 29 anos.