O Ministério Público estadual (MP-BA) acusou, em ação civil pública ajuizada ontem (17), as empresas de ônibus AG Turismo e Transporte Ltda. e Mares Transportes Ltda. de cometerem atos de improbidade administrativa e de ferir os direitos do consumidor.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) também é alvo da ação.
As empresas operaram sem autorização oficial o transporte da linha que cobre o trajeto entre os municípios de Salvador e Itanagra, via BA-504 por meio do itinerário BR-324 e BA-093. Segundo o MP-BA, as companhias teriam contado com omissão da Agerba, que não realizou licitação para regularizar o serviço.
O MP solicita à Justiça que, em decisão liminar, determine à Agerba o início de processo licitatório para selecionar empresas que cumpram os requisitos necessários para a prestação do serviço de transporte.
Também foi solicitado à Justiça que determine pagamento de indenização a todos os consumidores que se sentiram lesados com a situação.