O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) apresentou nesta quarta-feira (11), durante o Fórum Nacional Permanente das Operações Lei Seca, no Centro de Eventos do Hotel Royal Tulip, em Brasília. Os números da fiscalização que contabiliza no ano de 2019, mais de 76 mil abordagens de pessoas e veículos, em blitzes de alcoolemia da operação “Paz no Trânsito”, com a participação da Polícia Militar. Dos quase 30 mil condutores submetidos ao teste do bafômetro, 2,5 mil se recusaram a soprar o aparelho, 292 estavam embriagados e 33 foram encaminhados à delegacia.
O coordenador de Fiscalização do Detran-BA, Márcio Santos falou sobre a troca de conhecimento durante o Fórum Nacional. “Essa troca de experiências é muito importante para avançarmos ainda mais na aplicação da Lei Seca. As ações na Bahia serão intensificadas no período da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro”, declarou o coordenador.
No mesmo evento, foi realizado o Fórum Técnico e Operacional dos Detrans, com a participação do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, e dos diretores de Veículos e de Habilitação do órgão, Igor Brandão e Geraldo Mascarenhas, respectivamente. Em pauta, foram debatidas as novas regras do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o emplacamento Mercosul e a formação de condutores.
“O fim da obrigatoriedade da placa Mercosul na transferência do veículo, no mesmo município, foi a grande mudança reivindicada pelos proprietários, que teve o apoio do Detran da Bahia”, explicou Brandão. “Na próxima semana, começa a valer a nova legislação para a formação de motoristas, com destaque para o uso facultativo do simulador, que nós antecipamos em um mês, e a redução da carga horária das aulas práticas”, completou Mascarenhas.