O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta terça-feira (27), em resposta a uma solicitação da Presidência da República, que os bombeiros do estado estão autorizados para atuar no combate às queimadas na Amazônia.
“O estado da Bahia está disposto, tem bombeiros especializados, bem treinados para fazer o apoio ao combate ao incêndio. Eu respondi ao governo federal que nós temos bombeiros disponíveis. Vamos aguardar a convocação, evidente que isso precisa ser organizado por algum estado ou pelo governo federal”, disse.
O petista também criticou a posição do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de recusar ajuda internacional. “Sou a favor de o Brasil receber toda e qualquer ajuda oferecida sem estabelecer condições. No momento em que você tem sua casa queimando, sua mata queimando, não precisa ficar impondo condições para receber ajuda. Acho que o Brasil deve aceitar, assim como a Bahia está dizendo que está disposta [a ajudar]”, declarou.
O Palácio do Planalto anunciou na segunda (26) que pretendia rejeitar a oferta de US$ 20 milhões dos países do G7 (grupo dos países ricos) para ajudar no combate às queimadas. Nesta terça (27), contudo, Bolsonaro afirmou que poderia aceitar a ajuda se o presidente francês, Emmanuel Macron, com quem troca farpas desde a última semana, o pedisse desculpas.
Macron chegou chamar o presidente brasileiro de mentiroso em relação à política ambiental do país e desejou que o Brasil tivesse “logo” um presidente “que se comporte à altura” do cargo.