Domingo, 24 de Novembro de 2024
Cidades ufba

Presença do Exército na Ufba provoca alarde em alunos; instituição nega operação

A assessoria de comunicação da Ufba desvinculou a presença dos militares a uma possível operação do Exército na instituição.

03/05/2019 11h43 Atualizada há 6 anos
Por: Redação
Presença do Exército na Ufba provoca alarde em alunos; instituição nega operação

Alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) usaram as redes sociais para relatar a presença de oficiais do Exército brasileiro no campus da instituição. O fato gerou estranheza e comoção entre os alunos da instituição. Segundo postagens publicadas na última quinta-feira (2), os militares fotografavam o local e faziam anotações. Estudantes lembraram que a presença dos oficiais foi verificada na mesma semana em que o Ministério da Educação (MEC) anunciou a suspensão de 30% da verba destinada para a entidade, sob a alegações do ministro Abraham Weintraub de que a Ufba estava entre as universidades entusiastas da "balbúrdia".

A assessoria de comunicação da Ufba desvinculou a presença dos militares a uma possível operação do Exército na instituição. De acordo com a universidade, os militares costumam utilizar os pavilhões da universidade como local para aplicação das provas do concurso para admissão aos cursos de formação de sargentos que realiza. Questionada sobre o relato de estudantes sobre o local está sendo fotografado pelos oficiais, a Ufba afirmou que possivelmente o procedimento faça parte do processo de vistoria de condições para aplicação da prova, como verificação de condições físicas do espaço e de acessibilidade do local, entre outros.  

Já o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), José Neto, afirmou que ainda não houve um diálogo oficial com a reitoria a respeito do episódio, mas que uma reunião para tratar do assunto deve acontecer nos próximos dias. Ele admite que a situação provoca desconforto nos estudantes, causando "alarde" e "insegurança". "Essa foi uma situação que nos pegou desprevenido, nos chocou. Nós já imaginávamos que movimentações como essa poderiam acontecer. Seguiremos no diálogo para pensar a segurança na universidade", afirma, contextualizando com o recente corte de verbas anunciados pelo MEC. 

Ele salienta que o DCE seguirá dialogando com a reitoria sobre o modelo de segurança administrativa para a UFBA instituição. A assessoria de comunicação do Exército confirmou de que a instituição tem o costume utilizar salas de pavilhões da UFBA para aplicação das provas do concurso de sargentos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.