O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Bôas, inspecionou nesta quarta-feira (21) as unidades básicas de saúde (UBs) que estão sendo construídas nos bairros de Cajazeiras, Itapuã e Imbuí.
Segundo a gestão estadual, os equipamentos oferecerão atendimentos básicos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. A população também terá acesso a consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
“Entregaremos esses equipamentos para fortalecer a saúde em Salvador, garantindo um aumento na cobertura da atenção básica, que é um compromisso do governador Rui Costa”, afirma Fábio Vilas-Boas.
O secretário informou que, além das unidades inspecionadas, estão sendo construídas na capital outras três UBs (IAPI, San Martin e Pirajá), um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Pau da Lima, além de duas policlínicas (Escada e Narandiba).
Também com obras em andamento, o futuro Caps de Jardim Armação funcionará em uma área de 700 metros quadrados. O serviço de atendimento de saúde mental oferecido no local é um modelo substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. O objetivo é promover aos usuários acompanhamento clínico, bem como a possibilidade de reinserção social, de modo que tenham acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. nn