Sábado, 30 de Novembro de 2024
Bahia Bahia

Com foco em juro baixo e bom atendimento, Unicred do Nordeste quer atuar na desconcentração do quase monopolizado sistema financeiro brasileiro

Cooperativa anunciou, em Feira, expansão para mais dois estados da Região Nordeste

07/08/2019 07h49 Atualizada há 5 anos
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Juro baixo, para estimular a economia.  É o que precisa o país para que  os empreendedores realizem os seus projetos. Essa é a visão da Unicred do Nordeste, segundo o presidente da organização financeira, João Batista de Cerqueira. Ele recepcionou a imprensa, autoridades e dirigentes de entidades de classes em um encontro, na sexta-feira, dia 2, para apresentar o novo projeto da unidade  cooperativista, que amplia a sua representação, atuando agora nos estados de Pernambuco e Paraíba. 

O prefeito Colbert Martins Filho esteve presente ao evento, acompanhado dos secretários Antonio Carlos Borges Júnior (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Carlos Brito (Planejamento) Denise Mascarenhas (Saúde) e Valdomiro Silva (Comunicação), além de Gilbert Lucas (Fundação Hospitalar) e Alcione Cedraz (Instituto de Previdência Municipal). Também prestigiou o encontro, entre outras personalidades, o presidente da Federação das Associações Comerciais  do Estado da Bahia (Faceb), Cloves Cedraz.

Conforme João Batista de Cerqueira, médico, professor da UEFS, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde em Feira de Santana, a Unicred do Nordeste, criada há 23 anos nesta cidade, quer contribuir para desconcentrar o sistema financeiro. “A união de esforços proporciona ganho de  escala e racionalização de custos”, disse ele, ao anunciar a adesão de novos estados da região à cooperativa. 

Em seu pronunciamento, o executivo também criticou a taxa de juros no Brasil, a exemplo daqueles cobrados no cheque especial, algo em torno de 13, 14 por cento ao mês. “O cooperativismo é a arma para que se possa atingir a redução da taxa de juros no nosso mercado financeiro a exemplo do que já acontece em países como Alemanha e Canadá”.

“Será importante para o Nordeste”, diz vice-presidente na Paraiba.

Foram seis meses de negociações, até que fosse selada a união da Paraiba a Unicred do Nordeste. “Com certeza será importante para todo o Nordeste brasileiro”, afirmou José Marconi Medeiros de Souza,  vice-presidente da cooperativa  e responsável pela sua condução da organização no Estado da Paraiba.

Tambem presidente da Federação do Comércio do Estado da Paraiba, ele disse que, agora, é “nos esforçar para atingir os objetivos do cooperativismo”. Sob a liderança do presidente João Batista, “que  nos inspira, com seu trabalho e comprometimento”, promete “retribuir a confiança com muita dedicação”.

“Relação transparente e ética perante o associado”.

“Estaremos cada vez mais próximos dos associados”, garante o vice-presidente da Unicred do Nordeste na Região do Recôncavo Baiano, Ailton Barbosa de Assis.  Com a experiência de comandar a Unimed na cidade de Santo Antônio de Jesus, ele acredita que a chegada da instituição de crédito a Paraiba e Pernambuco vai “ajudar  a que possamos atingir outros patamares”. O êxito da cooperativa, agora presente em mais dois estados  nordestinos, segundo ele, é decorrente de uma relação “transparente e ética de sua diretoria perante nosso público”.  

Prova de força de Feira de Santana, afirma prefeito

Para o  prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, o crescimento da Unicred do Nordeste, que chega a outros estados da região, é uma prova de força deste município, que funciona como  “centro deste projeto”. O gestor da maior cidade do interior da Bahia diz receber com muita satisfação a “ampliação física” dessa instituição financeira, em um período em que se prioriza o banco virtual “de pouca interatividade e contato um tanto complicado  com o seu cliente”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.