Faz algumas décadas que Luiz Gonzaga cantava que a vida dele era andar por esse país, para ver um dia descansaria feliz, guardando as recordações das terras onde passou, dos sertões, e dos amigos que lá deixou. Mesmo a pessoa menos afeita ao forró logo lembra da melodia - o ritmo, assim como o pagode e o axé, está incrustado nos baianos. O São João está chegando, meu povo! No interior, a chuva e o sol dos últimos dias, a poeira e o carvão seguem o roteiro de mais uma estação de festas.
Para quem já quer começar a planejar o caminho da roça, o CORREIO levantou junto à Secretaria Estadual do Turismo (Setur) uma lista com as cidades que mais recebem visitantes nesta época do ano e mostra o que elas já preparam para atrair visitantes.
Para quem acredita que ainda é cedo para falar em São João, já tem município com grade de atrações fechada. A mais adiantada é Conceição de Almeida, no Recôncavo, que divulgou a lista dos artistas em março. Por lá, o arrasta pé começa em 21 de junho e terá o forró de Solange Almeida, o sertanejo de Luan Santana e os pagodes de Léo Santana e Harmonia do Samba, dentre outras atrações.
O microempresário Carlos Emanoel Gama, 27 anos, mora em Salvador e está contando os dias para viajar. Faz três anos que ele não vê os familiares de Itapetinga, no Centro-Sul do estado, e escolheu junho como o mês para esse reencontro. Serão 10h na estrada, mas ele garante que vale a pena.
“É minha cidade natal. Todos os anos temos as comemorações típicas, muito divertidas, mas faz uns três anos que não vou lá. É uma época boa para viajar, tem um friozinho gostoso e, o mais importante, muitas comidas típicas. Eu adoro”, contou aos risos.