O arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, se posicionou, na manhã desta terça-feira (23), a favor da decisão do governador Rui Costa de não comparecer a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Em seu twitter, Dom Zanoni escreveu: "Acertadíssima a decisão do Governador. É uma vergonha o que foi armado em Vitória da Conquista".
Em contato com o Baiano News, o arcebispo afirmou que, por ser filho da cidade do Sudoeste Baiano, se achou no dever se tomar uma posição diante do comportamento do atual presidente. "Sou de Conquista, terra de Galuber Rocha. Acompanhei cada passo da população, das comunidades que lutaram por este aeroporto. O modo como tudo foi articulado, o desrespeito com as pessoas e com as lideranças locais eu não concordo. A postura ao modo como se trata os pequenos, a maneira de enxergar os baiano é muito desrespeitosa", declarou.
"Fico escandalizado de que não há uma posição mais clara das pessoas que tem mais influência na opinião pública. E minha posição é de quem acompanha tudo isso. A maneira como tudo foi organizado é muito chocante. A família de Glauber Rocha não veio participar da inauguração, os vereadores da Câmara Municipal também não foram. Durante a semana propagandas foram derrubadas e tiradas da cidade. Minha posição não é em defesa do governador e nem de algum grupo político e sim do povo. A minha posição é de quem tem autonomia, preocupação e responsabilidade com o povo", completou.
Dom Zanoni comentou ainda sobre as declarações feitas por Bolsonado na última sexta-feira (19), onde se refeiru aos nordestinos como "Paraíbas". "O tratar de 'Parabíba' mostra avessão. Coisa que era usada antigamente por pessoas do Rio de Janeiro e São Paulo de forma pejorativa. Quem é chamado para liderar não deve assumir essa postura xenofóbica e preconceituosa. Ninguém trata o outro com linguagem depreciatia", finalizou.